Wednesday, March 04, 2015
Meu Amor Eterno
Meu Amor Eterno
Há poucas coisas de que me arrependo na vida. Mas há erros que se cometem que são de uma grande injustiça.
Em todos os formulários e fichas que tive de preencher ao longo da minha vida, sempre que tinha que indicar a profissão da minha mãe eu escrevia "doméstica". Foi isso que me ensinaram, as mulheres que ficam em casa a tratar dos filhos são domésticas. Mas a minha mãe nunca foi doméstica. A profissão da minha mãe, exercida há 45 anos é ser Mãe. Assim, com letra maiúscula e tudo.
Profissão da mãe: Mãe
A minha mãe assumiu com tal brio o seu papel que passou a ser Mãe acima de tudo. Mais que mulher foi Mãe. Mais que esposa foi Mãe. Muito mais que doméstica ou "dona de casa", ela foi Mãe.
E logo escolheu a profissão mais exigente e desgastante que existe. Trabalha 365 dias por ano, 24 horas por dia. Não tem direito à greve. Não se pode despedir por justa causa, nem por outra causa qualquer. Não existem horários, a disponibilidade tem que ser total.
Não me fica bem dizer isto, mas os resultados do seu labor e da sua arte estão bem à vista. De tal forma foi bem sucedida na sua "carreira" que foi promovida: agora é Avó.
Profissão da mãe: Mãe e Avó
E como Mãe não tem direito a descanso acumula as duas funções, embora com menor carga horária.
Só espero que um dia me possa perdoar a burrice de ter escrito doméstica onde deveria ter aparecido Mãe. E agora, Mãe e Avó.
Mas não uma mãe qualquer. A minha mãe, a única. O ser humano mais humano no ser que conheço. Que toma as dores dos outros como suas, sofrendo às vezes mais que os próprios. Que é incapaz de dizer não a quem lhe bate à porta, mesmo sabendo que pode estar a ser enganada, mesmo quando a pessoa que lhe bate à porta já antes a enganou. A única pessoa que conheço que não entende, nunca entendeu e nunca vai entender o reverso da medalha, a maldade do ser humano. A pessoa que me ensinou o prazer de dar, de fazer o bem aos outros sem esperar nada em troca. A quem eu bebi o exemplo de estar sempre disponível para ajudar o próximo, embora não o consiga aplicar com a dimensão que ela sempre o fez.
Mãe: Meu Amor Eterno!
#70anos #gratidão
Rogério Charraz
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Belíssima redenção à mãe.
Há mães assim, que estão acima do ofício, são feitas de amor, ingrediente fundamental de que todas mães deveriam ser feitas.
bj amg
Um belíssimo texto.
Mãe é uma profissão que nunca dá salário, mas dá muito trabalho e nunca tem direito a reforma.
Um abraço
Publiquei este texto pela primeira vez quando ela fez 61 anos, num blogue onde desabafava umas coisas.
A minha Mãe nunca mexeu num computador, por isso não leu o texto na altura.
Dois anos depois, ela passou por um momento delicado de saúde, esteve três semanas internada e foi sujeita a uma cirurgia que comportava alguns riscos.
Pedi à minha designer gráfica preferida, na altura namorada recente e hoje mulher e Mãe dos meus filhos, que me fizesse um postal bonito com este texto e uma foto dela nos seus tempos de juventude, quando os "camónes" lhe faziam a corte...
Na tarde anterior à cirurgia, no final da visita ao hospital, deixei-lhe o postal e disse-lhe que era para ler antes de dormir ou ao acordar.
Na manhã da cirurgia, eu e os meus irmão conseguimos autorização para estar no corredor quando ela passasse, para lhe darmos um beijinho.
(É uma das imagens mais bonitas que tenho da nossa história, três marmanjos reduzidos a meninos da mamã, à espera de a ver passar).
Os meus irmãos falaram primeiro com ela e eu fiquei para o fim. Quando me aproximei, reparei que tinha o semblante fechado.
Perguntei-lhe que cara era aquela, se estava nervosa ou preocupada com a cirurgia. Disse-me que não era por isso...
Quando insisti, disse-me que tinha acabado de ler o meu postal e perguntou-me se merecia tudo aquilo que nele escrevi...
Disse-lhe na altura o que lhe digo hoje, dia em que completa a bonita idade de 80 anos: merece isso e muito mais! Merece tudo o que os filhos e os netos possam fazer por ela porque nunca nos faltou, sempre nos amou de forma incondicional! Fomos mimados, amados, cuidados e educados de forma militante!
Tenho muito poucas certezas na vida. Uma delas é a que me tornei num ser privilegiado no dia em que fui plantado no útero da minha Mãe!
RC, face, 26.2.2025
Post a Comment