Monday, August 08, 2011

Viagem a Cuba XI

Complejo Histórico Segundo Frente Oriental Frank... por TVideoBlog

Este curto video relata de uma forma muito abreviada o que eu não consigo descrever.
Se Santiago é a minha cidade, em Cuba, o II Frente é a minha casa. Creio que está tudo dito.




A caminho de Segundo Frente





Entrada no II Frente



A estrada que nos leva ao Complexo Histórico Segundo Frente. Sempre as palmeiras...



Aqui tudo é simbolismo. As palmeiras alinhadas no topo da montanha são 78, significam os 78 combatentes que lutaram pela libertação da Frente. A mancha de flores vermelhas significa o sangue derramado pelos rebeldes.



Aqui se realizam as cerimónias oficiais e institucionais da província de Santiago.



A chama mantém-se acesa 24 horas por dia. Aqui tudo é muito sentido. E especial!



... ganhar a guerra com sete fusis... (leia-se 'homens')...



Mausoléu de Vilma.



É aqui que repousa o bailarino espanhol António Gades, que se apaixonou pela Ilha Grande...



Pormenor da casa onde viveram Vilma e Raul Castro.



O Professor responsável pelo Museu e um dos co-responsáveis pela passagem a livro da História do Segundo Frente.



Outra das historiadoras que está a colaborar no livro sobre a História do Segundo Frente.
Ouvi-los foi uma verdadeira lição de História!



E foi de olhar 'desfocado' que deixei o Segundo Frente. Senti-me em casa. Sei que um dia regressarei...

13 comments:

Filoxera said...

Mais umas para o baú das emoções...
Um abraço.

salvoconduto said...

Imagens carregadas de história.

Abreijos

trepadeira said...

A história,só é verdadeiramente,quando a escreve o povo.

Um abraço,
mário

Justine said...

Traz-nos mais estórias da História, Maria!
Esta está muito bem contada...

mfc said...

Arrepia...
Fico enternecido com a forma como trazes esta parte da História!

Regressado de um curto período de férias, aqui fica um beijinho!

Fernando Samuel said...

A vontade que eu tenho de voltar a Cuba... o mais depressa possível!

Um beijo grande.

N. Barcelli said...

Gostei do teu olhar desfocado... e, por certo, arrepiaste-te muitas vezes nas visitas a locais como esses.... conheço a sensação, mas nunca fui a Cuba...
Querida amiga Maria, tem uma boa semana.
Beijo focado... rs...

Memória de Elefante said...

Emocionantes essas fotos!

Um beijo

Cris Caetano said...

Tanta história...

Beijinhos, Maria

vovó said...

Uauuu!
Vilma, uma mulher e tanto! Lindaaaa!!!

beijocasssssss
vovomaria

OUTONO said...

...e eu também quero ir!

Maria said...

Obrigada por terem passado aqui.

Beijos.

GR said...

Que bom teres voltado a Cuba, foi uma mais-valia para todos nós.

BJS,

GR