
Uma Baiana mesmo do lado esquerdo...


Casa Fundação Jorge Amado. Ao lado o Museu da Cidade


Preparando uma "capoeira"...

Terreiro Tereza Batista
Foram dias verdadeiramente inesquecíveis, os que passei em Salvador da Bahia....
Em tempo: a ajuda do soteropolitano Nelson (O Sibarita) foi preciosa. Deixo aqui o comentário dele, identificando as fotos e as Igrejas, etc....
Primeira foto: O Terreiro de Jesus e ao fundo A Catedral Basílica – antiga Igreja dos Jesuítas - e as igrejas da Ordem Terceira de São Domingos e de São Pedro dos Clérigos são prédios que se destacam no Terreiro de Jesus, que tem no centro um belo Chafariz. No prédio da antiga Escola de Medicina, local ocupado originalmente pelo Colégio dos Jesuítas, estão os museus os museus Memorial da Medicina, de Arqueologia e Etnologia e o Afro-Brasileiro. Ao lado direito de quem entra na Catedral a primeira Faculdade de Medicina do Brasil
Segunda Foto: A Ladeira do Pelourinho. O Pelourinho é uma área que abrange um dos mais antigos bairros de Salvador e mostra a expansão da cidade nos séculos XVII e XVIII. Tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e considerado pela UNESCO com Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho é ocupado por antigos casarões de poderosas autoridades do Governo, ricos senhores-de-engenho e nos próprios comerciantes. Ao lado direito da foto a Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos reafirma na cidade a devoção iniciada pelos padres dominicanos na costa africana e compõe o cenário do Largo do Pelourinho, que remete o visitante a uma era de riquezas e ostentação. Alguns edifícios do Pelourinho, como o Solar do Ferrão, abrigam alguns dos mais importantes museus da cidade, como o Museu Abelardo Rodrigues, a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade, o Museu das Portas do Carmo e o Museu tempostal.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que teve sua construção iniciada em 1704,
tendo sido edificada por escravos e negros livres. Decorando seu interior, na entrada, na nave e no altar existem inúmeros
Painéis de Azulejos confeccionados em Portugal nas cores azul, amarelo e roxo. A Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos – Iniciada em 1704 pela Irmandade dos Homens Pretos do Pelourinho, a construção do templo durou quase um século. A devoção dos negros à Nossa Senhora do Rosário é obra dos padres dominicanos da África e chegou a cidade com os escravos. Sua fachada apresenta torres com terminações em bulbo, revestidas de azulejos com cenas relativas a devoção ao Rosário de Lisboa.
Mais abaixo na foto e do lado esquerdo no alto vemos a ladeira do carmo e a Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo – Erguido no inicio do século XVII, ainda ora dos primeiros rumos da cidade, o conjunto é formado por uma igreja e um convento de dois claustros. O interior do templo é neoclássico e seu altar mor apresenta um belo frontão em prata. A sacristia, decorada em talha barroca e rococó, merece uma visita. No seu interior localiza-se o Museu de Arte Sacra do Carmo, que destaca a escultura em madeira “Cristo atado à coluna”.
Terceira foto: A Fundação Casa de Jorge Amado – Um centro documental da vida e obra do escritor baiano Jorge Amado, expõe fotografias, livros e teses sobre a bibliografia do mais conhecido romancista baiano.
Quarta foto: O largo do Cruzeiro de São Francisco, praticamente uma extensão do Terreiro de Jesus, tem no centro um belo Cruzeiro e, ao fundo, o monumental conjunto religioso formado pela Igreja e Convento de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. o Largo de São Francisco começa, cronologicamente, no lugar escolhido pelo Governador–Geral Tomé de Souza para edificar os prédios do Governo Colonial e nos locais ocupados pelas ordens religiosas que vieram da Europa a partir de 1549.
Quinta Foto: Ainda o Terreiro de Jesus.
Sexta foto: O Teatro Tereza Batista.
OBS: Todo esses conjuntos formam o Pelourinho.