Sunday, July 13, 2008

Exú


EXU come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavaleiro andante e um menino reinador.
Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta. Por tudo isso sincretizaram-no com o diabo; em verdade ele é apenas o orixá em movimento, amigo de um bafafá, de uma confusão mas, no fundo, excelente pessoa.
De certa maneira é o Não onde só existe o Sim; o Contra em meio do a Favor; o intrépido e o invencível.
Toda festa de terreiro começa com o padê de Exú, para que ele não venha causar perturbação.
Sua roupa é bela: azul, vermelha e branca e todas as segundas feiras lhe pertencem.

Jorge Amado
in) Bahia de todos os santos - guia de ruas e mistérios

10 comments:

Fernando Samuel said...

Como eu gosto deste EXÚ!...

BlueVelvet said...

Olha, este EXÚ é a minha cara.
Trouxéste-me um?
Beijinhos mafarrica

Pitanga Doce said...

Ó carago! Não me digas que é o teu orixá de cabeça?!
Eu sou filha de Oxum. Tinha de ser, né não?

beijos e saravá!

Ana said...

Bastante pena tenho eu de não ter podido ir a uma festa de terreiro.
A uma mãe de santo, fui.
Chamava-se Mãe Lurdes.
E digo-te que eu, que não sou crente, não me esqueço das suas palavras premonitórias...
Ainda hoje, continuo sem encontrar explicação, já lá vão cerca de vinte anos.
Mistério... dizia uma personagem de telenovela antiga:))

Beijinho

Maria said...

fernando samuel

E eu.... e de outros orixás...

Maria said...

blue velvet

não, não trouxe....
esta "coisa" de orixás é complicado... :)))
beijinhos

Maria said...

pitanga doce

meu orixá é Yansã (e Nanã, segundo diz alguém daí...)
filha de Oxum, claro...

beijos

Maria said...

ana

Percebo-te, ah, como te percebo...
Fiquemos por aqui...

Beijinho

Cristina Caetano said...

É tudo verdade sobre ele, ambientes confusos e conturbados e bafáfá é com ele mesmo. Esse tipo de presença todo mundo já sentiu... ;)

Beijinhos

Cristina Caetano said...

Ah... eu também sou filha de Oxum! Já visitei um terreiro quando era pequena, fiquei encantada com a música. Me lembro que só não gostei muito de umas baforadas de charuto na minha cara (coisa de criança).

Beijinhos