pois é amigaminha! eu não acho! eu não gosto mesmo de ópera. desculpa!... tiram-me do sério as mortes em grandes gritarias e... nunca mais morrem, ou então as arrebatadas declarações de amor e é ver qual o que mais grita :)... Deus me livre e guarde, se me dissessem "amo-te" e me furavam os tímpanos no "acto"! :)))... mais uma vez desculpa, mas não levo o canto"operático" a sério. beijocasssss vovó Maria
Ópera é das artes mais completas que existem. Tem tudo: é o conceito de obra de arte total: música cantada e tocada (ao vivo), teatro, cenários, luzes, uma história... O problema é não ouvirmos as óperas certas na idade certa! Guia para quem queira conhecer e gostar mais de ópera: começar com uma ópera fácil (Cosi fan tutte, Mozart), a seguir outra de Mozart, As bodas de Fígaro (mais elaborada), depois a Carmen, de Bizet, depois passar pelo Puccini (Madame Buterfly, Turandot - a minha preferida - Tosca, qualquer uma, a músca é linda e as histórias são sempre dramáticas, mas são lindas de morrer), e só por fim ouvir Verdi, que apesar de bem feito, é um pouco mais seca!... Se começarem por Verdi desistem logo e não gostam de ópera. :)))
pois é, amigaminha! como "conversámos" ontem, não me expliquei bem sobre esta "coisa" da ópera. então é assim: há peças lindíssimas, como por exemplo a Flauta Mágica de Mozart ( ver versão cinema/Bergman), que recomendo vivamente e que já vi "n" vezes. depois, há temas soltos de um Puccini, Verdi, que são uma beleza! quanto a muitas das estórias... é a tal"história"! :) o que não suporto mesmo, é a gritaria, mesmo com toda a tecnica vocal que possa existir. não me façam escutar a Callas! já uma Bartolli... :)...essa, tem alma! ah! ainda faltam as contemporâneas!!!! que medo!!! :)))... beijocasssss vovó Maria
Bravo!!!!!!! Olha, que me deu idéias... Em Fevereiro, vou participar de uma feira e coisa e tal...Hehehe... Agora, falando a sério, a idéia foi genial e deve ter superado os objetivos de quem a pensou.
Olha, Zé, quando assistiu, disse logo que era muito giro na hora que ele dizia "num sei que lá, num sei que lá" e ela respondia "num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá"...Mesmo emocionante!
18 comments:
pois é amigaminha! eu não acho! eu não gosto mesmo de ópera. desculpa!... tiram-me do sério as mortes em grandes gritarias e... nunca mais morrem, ou então as arrebatadas declarações de amor e é ver qual o que mais grita :)... Deus me livre e guarde, se me dissessem "amo-te" e me furavam os tímpanos no "acto"! :)))... mais uma vez desculpa, mas não levo o canto"operático" a sério.
beijocasssss
vovó Maria
Só eu não sou surpreendida por um espectáculo destes...
:-(
Beijos.
Ópera é das artes mais completas que existem. Tem tudo: é o conceito de obra de arte total: música cantada e tocada (ao vivo), teatro, cenários, luzes, uma história... O problema é não ouvirmos as óperas certas na idade certa!
Guia para quem queira conhecer e gostar mais de ópera:
começar com uma ópera fácil (Cosi fan tutte, Mozart), a seguir outra de Mozart, As bodas de Fígaro (mais elaborada), depois a Carmen, de Bizet, depois passar pelo Puccini (Madame Buterfly, Turandot - a minha preferida - Tosca, qualquer uma, a músca é linda e as histórias são sempre dramáticas, mas são lindas de morrer), e só por fim ouvir Verdi, que apesar de bem feito, é um pouco mais seca!... Se começarem por Verdi desistem logo e não gostam de ópera. :)))
Beijinhos, e obrigada, Maria
Muito criativo, a ópera chegando aonde o povo está!
Um beijo
MAria, uma novo ano repleto de muita saúde, amor, amizade e esperanças...
Beijo grande pra ti.
Carmen
pois é, amigaminha! como "conversámos" ontem, não me expliquei bem sobre esta "coisa" da ópera. então é assim: há peças lindíssimas, como por exemplo a Flauta Mágica de Mozart ( ver versão cinema/Bergman), que recomendo vivamente e que já vi "n" vezes. depois, há temas soltos de um Puccini, Verdi, que são uma beleza! quanto a muitas das estórias... é a tal"história"! :) o que não suporto mesmo, é a gritaria, mesmo com toda a tecnica vocal que possa existir. não me façam escutar a Callas! já uma Bartolli... :)...essa, tem alma!
ah! ainda faltam as contemporâneas!!!! que medo!!! :)))...
beijocasssss
vovó Maria
Bravo!!!!!!!
Olha, que me deu idéias... Em Fevereiro, vou participar de uma feira e coisa e tal...Hehehe...
Agora, falando a sério, a idéia foi genial e deve ter superado os objetivos de quem a pensou.
Beijo enorme, AICeT
Fabuloso!
Um beijo grande.
Olha,
Zé, quando assistiu, disse logo que era muito giro na hora que ele dizia "num sei que lá, num sei que lá" e ela respondia "num sei que lá, num sei que lá, num sei que lá"...Mesmo emocionante!
Fantabulástico 2010
E 2001 beijos.:-)
Passei para te desejar um excelente 2010 e felicitar-te pelo que nos deixas aqui.
Boas Festas
Gosto de ópera, muito... mas não de toda. É como qualquer outro género musical.
digamos que eu pertenco a esse grupo que acham que não gostam de ópera.
hoje mudaste-me...
um grande beijo Maria
Muito interessante essa ideia de levar música a lugares públicos, principalmente ópera que poucos conhecem, e realmente dizem não gostar.
abraços
Maria:
Quando era miúdo tinha um amigo de escola que era diferente e gostava de ópera. Tinha imensas em LP.
Eu, como qualquer miúdo da minha idade gostava dos Beatles e Rolling Stones...
O meu amigo fazia-me ouvi-las e havia algumas que eram suportáveis...
Mais tarde o meu amigo matou-se e eu fui estudar para Coimbra
Ouvi lá a minha primeira ópera. A Carmen no Teatro Académico Gil Vicente.
Delirei!
sobretudo nunca me esqueci que tinha atrás de mim um cego cuja companhia lhe ía contanto com todos os pormenores as cores e as roupas!
Que lição! "Ver" ópera assim!
Como qualquer tipo de música tem épocas em que ouvimos até à exaustão e outras em que fica de lado
De qualquer forma já fiz chegar a ideia aos responsáveis da autarquia em que me orgulho de viver.
Será que lá para a Primavera e para o lindo Abril?
Beijo
João
Esta semana estive com a Justine. Que amor de pessoa!
beijos em sábado queeeente!
Querida Maria,
Um beijo e um ano de 2010, melhor que este que agora termina!
Sobretudo, que concretizes todos os teus desejos!
Permite que te abrace!
AL
Há... esqueceu-me!
Estive na apresentação dos livros do Pedro Branco.
Dou-vos um conselho. Comprem antes que esgotem!!! Vão ser um sucesso!!!
AL
Post a Comment