Monday, July 18, 2011

Parabéns "Madiba"


O ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, cujo país vai celebrar segunda-feira o seu 93º aniversário, regressou quinta-feira a sua aldeia de infância de Qunu, anunciou hoje (sexta-feira) a Fundação Mandela.

"Mandela encontra-se actualmente em Qunu", afirmou um porta-voz da Fundação, sem dar mais detalhes sobre esta deslocação, nem a duração prevista da sua estadia.

Nelson Mandela, Presidente de 1994 a 1999, retirou-se da vida política em 2004. Cada vez mais frágil, o ex - dirigente sul - africano foi reduzindo gradualmente as suas aparições públicas. A última aparição foi na final da Copa do Mundo, a 11 de Julho de 2010.

Segunda-feira, a África do Sul consagra-lhe uma jornada por ocasião do seu aniversário, o já tradicional "Mandela Day" (Dia de Mandela). Os seus compatriotas são chamados a reviver os valores por ele trazidos e, especialmente, observar 67 minutos do seu tempo para uma causa colectiva, em memória dos 67 anos que "Madiba" dedicou à luta contra o regime racista do Apartheid, desmantelado no início dos anos 90.

(texto e foto da net)

Nelson Mandela esteve preso 27 anos (a maior parte do tempo na prisão de Robben Island), por lutar contra o apartheid.
Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993, mas só em 2008 deixou de ser considerado terrorista pelo imperialismo norte americano.