Thursday, July 25, 2013

Há quatro anos escrevi isto


Neste tempo hoje


Hoje apetecia-me colocar aqui poemas de Brecht. Meia dúzia de poemas de Brecht. Porque todos eles estão mais que actuais e fazem todo o sentido. Mas prefiro dizer palavras que me estão a martelar e querem sair. Faço-lhes a vontade, o trabalho vai esperar cinco minutos (não é muito) e vou deixar as palavras sair.
Neste tempo hoje não há sábados domingos ou feriados. Há trabalho que tem de ser feito. E uma enorme alegria em fazê-lo.
Estou numa zona do país que é o meu em que o trabalho político é difícil, muito difícil. Mas é assim que eu gosto. Nunca gostei de coisas fáceis, não têm sabor. É um trabalho feito contacto a contacto, amigo a amigo, e nunca o subir e descer ruas de pedras irregulares me deu tanto gozo. Sei que há compensações.
Porque neste tempo hoje não há sábados domingos ou feriados. Há trabalho que tem de ser feito. E há uma enorme alegria em fazê-lo.
Há quatro anos, nesta mesma cidade capital de distrito, depois de todas as listas terminadas, do computador estar fechado e de todos nós nos olharmos e respirarmos com um sorriso apareceu um camarada por volta da hora do almoço - as listas seriam entregues no Tribunal às duas da tarde - com uns papéis na mão. Mais uma lista. Onde? Vamos concorrer a Sortelha. O quê? Sortelha? Sim, mas como já fechaste o computador eu faço as listas à mão. Era o que faltava.
Porque neste tempo hoje não há sábados domingos ou feriados. Há trabalho que tem de ser feito. E há uma enorme alegria em fazê-lo.
Volta a abrir o computador e toca de fazer a lista à assembleia de freguesia de Sortelha. Disse na altura que, se metessemos uma pessoa, viria aqui festejar. Não metemos uma, numa lista de sete metemos três! Cada nome para a lista trabalhado até ao fim. Convencer as pessoas, numa zona difícil como esta. Cada voto conquistado a pulso.
Porque há trabalho que tem de ser feito e uma enorme alegria em fazê-lo.
O caminho faz-se caminhando, dizia o poeta.
Venham mais ruas de pedras irregulares e desconjuntadas, para que nestas duas semanas que ainda faltam podermos encontrar e falar e convencer pessoas honestas a fazerem parte das nossas listas. Cada nome é um bem precioso porque significa que essa pessoa não tem medo, aqui. Cada voto uma conquista que sabe tão bem...
E pronto, as palavras já saíram e eu gastei mais de cinco minutos. Logo recupero. Tudo estará pronto a tempo e horas. Sem cansaço, porque não pode haver cansaço. Como tão bem disse Brecht...
Neste tempo hoje em que não há sábados domingos ou feriados. Há trabalho que tem de ser feito. E há uma enorme alegria em fazê-lo...

_________________________

Mantém-se a confiança nas pessoas que abordamos e no resultado do nosso esforço.

Mantém-se a alegria no trabalho que fazemos.
Mas o tempo corre tão depressa...

7 comments:

trepadeira said...

Lindo Maria,obrigado.
"Há trabalho que tem de ser feito.E há uma enorme alegria em fazê-lo.".

Um grande abraço,

mário

Pata Negra said...

Lindo Maria,obrigado.
"Há trabalho que tem de ser feito.E há uma enorme alegria em fazê-lo.".

Um grande abraço,
Onde é que eu já li isto?
Um abraço meu também

Sonica said...

Adorei, bjs

Manuel Veiga said...

fecunda a tarefa a do semeador. que as sementes caiam em boa terra e germinem...

beijo, Maria

bettips said...

Não parece, no mapa que é geral... mas fica, assim pedra a pedra, a semente de construção do "homem novo". A todos, os que estão perto das pessoas, num sacrifício alegre, o meu bem hajam por existirem e não desistirem. Trabalhando.
Abçs!

Mar Arável said...

Resistir resistir sempre

Bjs

Anonymous said...

Voltei...