Wednesday, August 06, 2008

O São João na Bahia

A quadrilha do casamento caipira

A brincadeira foi mais que muita...

O grupo do samba de roda

Dançando o forró

As meninas do Hotel Fazenda que nos foram aturando noite dentro...

Nada como jogar "o baralho" entre as meias laranjas ou os licores...

Uma parte da mesa da ceia da noite de S. João

É preciso ver para acreditar. As festas juninas são das festas mais comemoradas no nordeste brasileiro, depois do carnaval. Foram cinco dias de alegria, música, danças, diversão, passeios, comida, bebida, sei lá...
É hábito no dia de S. João os vizinhos visitarem-se e beberem licores de vários frutos em todas as casas. Os licores são de baixo teor alcoólico (8 ou 9 graus), nem de outra forma poderia ser, pois começam a beber o "abençoado licor de jenipapo" a seguir ao "café da manhã"...
Para além do licor de jenipapo havia ainda licor de limão, milho, cajá, maracujá, gengibre, graviola, passas, tamarindo, chocolate e outros de que não me lembro mais...
Na noite de S. João é hábito chupar o sumo de meias laranjas, cana de açúcar, comer canjica e outros bolos, cocada, amendoim cozido, milho, pamonha, queijo de cuia, bolinhos de jenipapo e por fim o "quentão", bebida feita com cachaça, gengibre, cravinho e canela e que é servida quente.
Não faltam as fogueiras e os fogos de S. João, e no final da festa temos 100 km de fila na estrada para voltar a Salvador...
... temos não, teve muita gente, nós esperámos pelo dia seguinte...

42 comments:

Anonymous said...

Olha só o que para aí vai: licor de jenipapo de limão, milho, cajá, maracujá, gengibre, graviola, passas, tamarindo, chocolate...
bolos, cocada, amendoim cozido, milho, pamonha, queijo de cuia, bolinhos de jenipapo...
É só desgraças, ai meu rico S. João!

Ainda bem (ou mal?) que é só uma vez por ano.

Unknown said...

Estou gostando, Maria, muito, da tua bela reportagem.
Até amanhã.
Tem uma noite boa.
Eduardo

Unknown said...

Maria querida, estou de férias e já vi que também estás e em boas terras! Aproveita que bem mereces!
Gostei das fotos e de te saber tão alegre! Sente-se!

Beijinhos e tudo de bom!

Leticia Gabian said...

Hehehe!
Foi mesmo tudo de bom este São João!!!!!

Um dia, ainda quero estar atrás do "PAROANOSAIMILHÓ" tendo como companhia o meu Zé, a Julia (e o Zé dela), a troupe do São João e você irmã... Certamente, será mais uma viagem inesquecível!

Saudade e um beijo enorme!

em azul said...

Olá, Maria
Em primeiro lugar quero agradecer o lindíssimo poema que me deixaste. Foi uma dose dupla de satisfação. A tua vinda com tal oferta. Vou publicá-lo (se não te importares).

O S. João da Bahia faz juz ao que dele se diz. Folgazão, maroto, divertdo... e, como se vê nas fotos, deve ser uma festa bem divertida.

Gsoto de licores... da sua doçura, aroma. Apeteceu-me provar o de maracujá e o de limão.
O de jenipapo é mesmo como dizem?
E os bolinhos também fazem efeito?

Beijo

Nota: Ontem o malvado do blogger não me deixou comentar-te e, ainda por cima "roubou-me" o comentário quando o validei.

Maria P. said...

Esses licores todos são de deixar água na boca!:)

Beijinho, Maria*

rui said...

olá Maria

Fotos e relato fantástico desta tua ida às terras do Brasil!
Sortuda! Andas sempre com um pé cá e outro lá.

Beijinhos

Justine said...

É muito feio, eu sei, mas estou roidinha de inveja...:))
Mas quero ver o resto!

BlueVelvet said...

O que este post me traz de recordações e nostalgia...
Foi linda a festa pá!!!
Beijinhos e veludinhos

Deusa Odoyá said...

Oi minha estimada amiga Maria.
Estou retornando de férias dessa terra santa.
provei o licor de jenipapo, uma delícia.
Mas não pude absorver essa linda e fantástica festa de São João da Bahia.
espero que ano que vem eu possa participar e com amigos como vc. e o Sibarita.

beijos maria, e te aguardo no meu cantinho.


Regina Coeli.

fique na paz de deus.

Oris said...

Que farra...hein....

E viva o S.João, tanto lá...como cá!!!

Beijitos, Maria.

Lúcia said...

Bela descrição. A fazer crescer água na boa e formigueiro no corpo. Com tanta animação!
Beijinhos

Maria said...

salvoconduto

Foi (quase) só para a desgraça, mas foi divertido.

Maria said...

eduardo aleixo

Ainda bem que estás a gostar.
A mim está a dar-me muito gozo partilhar as fotos convosco.

Maria said...

vera

Gosto de te ver aqui. Goza as merecidas férias, e aproveita bem o tempo, que passa num instante.

Beijinhos, Vera

Maria said...

letícia gabian

Um dia será, quem sabe...
A minha dificuldade é escolher as fotos, das mais de 2 mil que tirei...
... e tentar dar uma amostra do que foram esses dias...
Há fotos mesmo divertidas, Irmã!

Um beijão enorme

Maria said...

em azul

Olá Azul!
O blogger esteve em “revisão” ontem à noite, já tinha havido problema em colocar fotografias e eu pensava que era só meu, depois li por aí que houve mais gente com problemas iguais.

Claro que podes publicar o poema que te deixei, que não é meu, mas do Pablo Neruda, como ficou escrito lá. É um poema que leio muitas vezes, fechando os olhos...

De todos os licores o meu eleito é o de gengibre, por ser o menos doce. Não sei o que dizem do efeito do jenipapo, não posso responder-te... ☺☺☺

Um beijo

Maria said...

maria p.

Aqui tenho só de jenipapo, se quiseres...

Beijinho, Maria

Maria said...

rui

Enquanto puder andarei por aí, sim... aproveitando a vida...

Beijinhos, Rui

Maria said...

justine

Há coisas mais feias, Justine. Há invejas boas!!!
☺☺

Maria said...

bluevelvet

A festa continua sempre que nós quisermos, bv...

Beijinhos azuis

Maria said...

deusa odoyá

Havia gente de todo o lado passando lá o S. João, sim. E também deu pra ver que há gente do resto do Brasil que passa férias em Salvador.
Acho que é pelo encanto que ainda tem...

Beijos

Licínia Quitério said...

Cheirinhos de Jorge Amado - cravo, canela, jenipapo...

Sabe bem ler-te.

Beijinho.

Maria said...

oris

Dias seguidos de farra...


Beijinhos, Ana

Maria said...

lúcia

Foi mesmo muita animação, noite dentro e logo pela madrugada...

Beijinhos

Maria said...

licínia quitério

Foi exactamente Jorge Amado o “culpado” de eu ter ido a Salvador da Bahia, na primeira vez. Depois gostei...

Beijinho

Delfim Peixoto said...

Hummm começas a fazer um certa "raivinha " .... :) ; nada disso . Nota-se que te fez bem essa viagem; é para isso que serve sair daqui, não é?
bjnhs

Fernando Samuel said...

Com uma reportagem assim, quem é que resiste a ir lá ver ao vivo?
(eu estou em dívida com o Jorge Amado: prometi-lhe há tantos anos ir à Baía e até agora...)

Um beijo grande.

Maria said...

delfim peixoto

Encara antes estes posts como “incentivo” a ires até lá...
Faz-me bem sair daqui, fazer uma lavagem interior.
Sei que entendes...

Bjinhos

Maria said...

fernando samuel

O prometido é devido, Fernando Samuel.
Jorge Amado espera-te na casa dele, na casa fundação com o nome dele, nas águas da bahia de todos-os-santos... e um pouco por todo Salvador...
Um dia destes vais ter tempo e vais até lá...

Um beijo grande

Borboleta said...

Ver as fotos e ler as suas descrições deixou-me morto de vontade de ter estado ali. Deve ter sido maravilhoso.
Beijos carinhosos do Thiago

Cristina Caetano said...

Huuuum, fiquei com água na boca: pamonha, o bolo de fubá que estava com uma cara ótima, canjica e cocada. E tinha bolo de aipim, não tinha? Me amarro nesse bolo, é de comer babando.
Tinha de estar frio pra beber quentão, aquilo esquenta que é "uma coisa"!
Só delícias, sortuda!!! :)

Beijinhos

Anonymous said...

Maria
Eu já cá tinha estado antes de ir dar um mergulho, mas pensei volto logo pode ser que ainda haja um licorzinho.
Bem esta viagem foi mesmo do estilo:-não quero que te falte nada!
É pá eu confesso que fico um bocadinho invejoso, mas depois ponho-me a lembrar que tu mereces todos estes mimos, e até gostas de partilhar, e depois como descreves tão bem os acontecimentos , até parece que fomos contigo.
Bjos amiga

FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá minha querida Amiga Maria, tantas e tão belas fotos... Que bom lugar escolheste para as tuas férias...Muitos beijinhos de carinho e amizade,
Fernandinha

Maria said...

santhiago ramirez

Foi de facto muito divertido...

Maria said...

cris caetano

Tinha bolo de aipim, sim, e de fubá...
O quentão foi bebido tarde, na noite... quem estava constipado ficou curado, hehehehe.

Beijos

Maria said...

poesianopopular

Haverá outras alturas em que estaremos todos juntos, também a divertir-mo-nos, porque de uma Festa se trata. Os petiscos serão outros, mas o calor humano é o nosso...

Beijos

Maria said...

fernanda & poemas

Foi um São João memorável.... que não se repete...
Tu também estás aí muito bem, nas tuas ilhas....

Beijinhos, Fernanda

Anonymous said...

Com tanto licor... lá se foi a linha recta, vertical, do 'about me', ou não? ganda vida!

Maria said...

manel

Não, não foi. Apesar de uma coisa não ter nada a ver com a outra, como deves saber...

O Sibarita said...

E ai Maria, me conte uma coisa, depois que tomou uns licores, comeu água, você pegou e soltou alguma espada ou rojão? valha-me Deus! Ai Deus! Foi é? kkkkkkkkkkkkk

Eitá! kkkkk

bjs
O Sibarita

Maria said...

o sibarita

Fiz nada disso náo, meu nego...
fiquei quietinha... kkkkkk

Beijos