Saturday, April 09, 2011

Música para o fim-de-semana




Fosse a menina dos meus olhos puta
e fornicara com as televisões
as duas novas da greta e da gruta
e as duas velhas pelas mesmas razões

rectangular e omnipresente nesga
que tem pra tudo as melhores soluções
fosse a menina dos meus olhos vesga
logo lhe dera as suas atenções

ai fosses tu menina dos meus olhos
com teus lacinhos e caracóis
a inocência vai nos entrefolhos
e fica a pátria amada em maus lençóis

entram pelas casas sem ser convidados
tempos de antena e outros futebóis
ficaram todos mais bem informados
opinião pública dos o...rinóis

são cus e mamas a dançar de gatas
mailas gravatas dos seus figurões
as euforias ficam mais baratas
e domesticam-se as excitações

pobre menina ficas à janela
depenicando as tuas distracções
lavas a loiça fazes a barrela
mas essa merda não cede às pressões

os antropófagos das nossas dores
tomaram conta da aldeia global
fazem milhões a converter horrores
em audiências de telejornal

o insuportável torna-se rotina
e a realidade já é virtual
a dor da gente é inesgotável mina
que lhes rentabiliza o capital

as reportagens e as telenovelas
juntam os trapos pezinhos de lã
com a verdade ali a olhar pra elas
histórias da civilização cristã

já não é sangue o líquido vermelho
que nos reserva o dia de amanhã
e tu menina vais-te vendo ao espelho
e sofres dos dois lados do ecrã

noventa e quatro chegou à cidade
noventa e oito está quase a chegar
fez vinte aninhos a nossa liberdade
já é bem tempo de a desvirginar

e se o dinheiro não dá felicidade
televisões bem a puderam dar
talvez que para manter a sanidade
eu chegue ao ponto de ter que cegar

e a menina dos meus olhos há-de
conseguir ver para além do meu olhar

José Mário Branco

13 comments:

Era uma vez um Girassol said...

Provocador, verdadeiro....
Não conhecia.
Beijinhos e bom fim de semana.

Filoxera said...

Não conhecia o pps...
Beijos.

Nilson Barcelli said...

Sempre actual...
Querida amiga Maria, tem um bom fim de semana.
Beijos.

mfc said...

Não poderia haver melhor escolha!
Estamos entregues...!

Branca said...

Não conhecia este texto de José Mário Branco e antes de perceber a data em que foi feito pensei estar a ler algo escrito agora, mas de facto este esvirtualização da liberdade e dos ideais de Abril já se arrasta há muito, tem sido um constante retroceder.
Bem hajas por este momento que nos proporcionaste. É sempre bom não sdormecer, nem por um momento que seja.
Tem um bom fim de semana.
Beijinhos
Branca

Manuel Veiga said...

uma putéfia, sim! - as televisões...

beijos

Fernando Samuel said...

Esta eu não conhecia...

Um beijo grande.

samuel said...

Em cheio!

Abreijo.

Justine said...

Mas que atrevida está a menina! Contudo, muito bem escolhida, a canção:))))

Rosa dos Ventos said...

Minha nossa! :-))
Não conhecia...

Abraço

Fernando Santos (Chana) said...

Cara amiga, por erro meu eliminei um grupo de comentários após a publicação, onde constava o seu, as minhas desculpas. Agradecia a sua republicação...muito obrigado pelo apoio....

João P. said...

Maria:

Fez-te bem essa falta de acesso à NET. Fica-se mais clarividente...

A TV este fds esteve mesmo de gritos. Eu desliguei!!!

beijo

João

A. Jorge said...

Excelente! Só falta a música! :)

Beijos

Jorge

http://escarniosmaldizeres.blogspot.com/