Sunday, September 13, 2009

Porque me apetece Miguel Torga

LIBERDADE

– Liberdade, que estais no céu…
Rezava o padre nosso que sabia
A pedir-te, humildemente,
O pão de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

– Liberdade, que estais na terra…
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
– Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

Miguel Torga

(vou ali. depois volto.)


31 comments:

vovó said...

É decisivio... olhar noutro sentido.

samuel said...

O comentário anterior é meu, mas não duvido que a Vovó pense o mesmo... :-)))

Abreijos.

salvoconduto said...

Volta depressa que eu cá não vou em rezas...

Abreijos.

João Paulo Proença said...

Maria:

Desconhecia (!)

Faz todo o sentido! O mais das vezes somos nós que nos auto-limitamos!

Vou guardar aqui num sítio muito meu. Obrigado

Bom trabalho

João P.

Ana said...

A liberdade está em nós, mesmo que nem sempre a consigamos saborear.

Vai, Maria. Volta logo que possas.
Um beijo.

De Amor e de Terra said...

Olá minha querida Maria, há quanto tempo!
Obrigada pela visita e palavras.
Como deixei dito lá em casa, andei fugida; agora regresso e de visita à tua, AMEI o que vi/li.
Sempre a dureza, ao mesmo tempo granito e mel de Torga...e como o compreendo, como o sinto cá dentro!
Beijos minha querida menina e obgd. pela partilha.
Maria Mamede

Fernando Samuel said...

Como de costume, apeteceu-te bem...
Bom domingo, com muitos abraços.

Um beijo grande.

maré said...

"são rosas, senhor são rosas"

se o milagre fosse capaz de repor o rubro do cravo e a esperãnça das mãos.

um beijo maria

vovó said...

o "cantigueiro" e o F. Samuel, adiantaram-se :)...

bom domingo, bom Ourém eabraços a todosssssss! tenho pena de lá não estar!...
agora, é a dar-lheeeeeeee!!!!
beijocasssssss
vovó Maria

Carlos Albuquerque said...

A minha oração é o jardim de flores que não murcham, dentro de mim.
Volte.
Um beijo e um abraço

Goldfinger said...

Olá Maria

Acho que isto já não vai lá nem com rezas, mas....

Quantas saudades eu tenha de ti. Agradeço-te o carinho das tuas recentes visitas.
É bom sentir-te cá por casa...
Obrigado Maria.

Bom domingo e um abraço que te leva um beijinho de carinho e respeito.

António

Justine said...

Acho que vou começar a rezar...este padrenosso!!!!

Licínia Quitério said...

É uma bela oração. Sou capaz de a rezar :))

Beijinho.

FOTOS-SUSY said...

OLA MARIA, LINDO O TEU BLOGUE E O POEMA MARAVILHOSO... UMA TARDE DE DOMINGO FELIZ, BEIJINHOS DE CARINHO,

SUSY

Vanda Paz said...

Um bonito poema, sim Maria

Beijo e volta depressa

(os sorrisos são para dia 3 de Outubro)

Filoxera said...

Fizeste bem em deixar-nos Torga por companhia.
Aproveita estes dias o melhor que possas.
Beijos.

mfc said...

Apenas.... actualíssimo!

as velas ardem ate ao fim said...

Tenho um desafio para ti no Velas..gostava muito que o aceitasses.

bjo e boa semana.

Manuel Veiga said...

belo Hino. à Liberdade ... livre!

beijo

Carminda Pinho said...

E é com a "Liberdade" de Torga, que me vou deitar.:)

Beijos, Maria.

LB said...

Não conhecia (conheço mal a poesia deste grande humanista).

Beijo

Agulheta said...

Maria.Nas palavras de Torga,sinto a brisa da liberdade...adorei este pai nosso.
Beijinho de amizade. Lisa

Clotilde S. said...

Maria,

Obrigada por este belo poema.

Boa semana para ti,

Beijos

Clo

vieira calado said...

Está bem!

Fica combinado.

E depois traga outra como esta!


Bjs

Cristina Caetano said...

Adorei! Não conhecia.
Obrigada, Maria. :)

Beijinhos

Luis Eme said...

sim, bendita Liberdade que está em nós...

beijinho Maria

uminuto said...

desconhecia este pão nosso de liberdade em verso.
gostei imenso

Maria Clarinda said...

Li os posts que escreveste durante as minhas férias...foram momentos lindos que me ofereceste!
Obrigada!!!
Adorei todos e este da lberdade também...
Jhs

utopia das palavras said...

Que se cumpra...a Liberdade!

Beijo

amigona avó e a neta princesa said...

Bom trabalho Maria! Bom trabalho minha querida...é o que sabemos fazer e é o que fazemos com a alegria na alma...beijos...

clic said...

Então, vai lá... ser livre... :)