Friday, June 22, 2007

Flora e fauna da Ilha - IV


Dois gaivotos e um ovo...


Mais dois gaivotos e outro ovo..


Um gaivoto, outro ainda dentro do ovo, e um outro do lado esquerdo (mais escuro), acabadinho de nascer...


Outro gaivoto, e um "mano" ainda dentro do ovo, pronto para sair e respirar...


Ajudando a nascer o "fernão capelo berlenga"...


Ninho com três gaivotos. A mãe andava por perto, por isso a foto está pouco nítida. Mas dá para ver que os gaivotos, quando nascem, têm o pêlo igual à casca do ovo... na cor e nas pintinhas...

56 comments:

Gi said...

Pasmo.
Completo e absoluto.

Uma pequena maravilha que faz as minhas delícias nesta hora em que a noite se enrola a mim como uma mantinha de retalhos e junto todos os bocadinhos das horas vividas durante o dia. Abri a caixinha e guardei . Sou a coleccionadora dos momentos. Lembras?

Um beijo Sereia

Páginas Soltas said...

Olá maria,

Realmente temos andado a cruzar- nos e não nos temos visitado!

Eu tenho andado um bocado tonta.. com o desaparecimento do meu outro Blog... mas assim que estiver tudo resolvido... vou linkar- te para puder visitar- te!

Ahhh.. que belesa de fotografias.... muitos parabens!

Beijinhos da

Maria

Maria said...

gi

A ilha é assim, um pequeno paraíso. Não é por acaso que as gaivotas escolhem a ilha para nidificarem.... Podemos ver ao vivo e bem de perto tudo isto.
É uma emoção, como emocionante (para mim) ir à lula, apanhar peixe porco, etc...
Somos nós, os citadinos e que trabalhamos sentados à secretária, a aprender com quem sabe pescar os truques para não levarmos com, por exemplo, a tinta preta das lulas...

Lembro-me da tua caixinha, sim.
Também tenho...

Beijo, Gi

Porque Te Amo said...

hummm... gosto tanto de sentir a brisa que sopra nesta tua ilha...

1beijo... assim... entre pianos

Maria said...

maria valadas

Então já nos conhecemos... pena o teu outro blog ter desaparecido... não cheguei a conhecer.

Aparece sempre que quiseres, há por aqui muitas fotos desta fase de nidificação das gaivotas...

Beijos

Maria said...

porque te amo

Já te fui visitar hoje...
Ainda bem que gostas do cheiro e da brisa desta ilha...

Um beijo, assim

Victor Nogueira said...

Gostei de ver esta reportagem, que alguma «discrição» terá permitido.
Um abraço
VN

NUVEM BRANCA TÃO FOFINHA said...

Maria
(que eu também sou)
provavelmente tão cedo não volto...
Mas vim deixar-te um beijo e agradecer as palavras.
O teu post é maravilhoso!
Jinhos
OBG

Leticia Gabian said...

Puxa, Maroca! Que máximo ajudar no nascimento de mais um Fernão Capelo, na berlenga. Adorei! É emocionante!

Beijões

Cusco said...

É a vida a despontar....

Um beijo!

Ka said...

Fantástico Maria...é sempre um momento único podermos apreciar um acontecimento destes...a natureza em acção!!

Um dia tens de me contar onde é a tua ilha...cada vez estou mais curiosa..hehe

Beijinho

CAP CRÉUS said...

I'm speechless!
Como conseguiste aproximar-te tanto?
Nunca consegui!
Grandes Fotos e já estou a contar os dias para o meu fim de semana "berlengueiro"

deep said...

a vida e os seus ciclos em retalhos sempre cheios de emoção...obrigado e um abraço

Carlos

António Melenas said...

Olá Maria,
Gortei do tey comentário.
Eu é que tenho negligenciado as visitas aos sites amigos. A saúde não é das melhores e não me sinto motivado para viajar na net
Um beijo

Anonymous said...

que LINDAS imagens. tens que vir cá para te mostrar as fotos do parto da minha filha mais nova. é diferente, mas a maravilha da vida é o mesmo milagre que as tuas fotos espelham.
bjs e saudades, dos 4

A.S. said...

O verdadeiro milagre da vida!...


Um terno beijo Maria e um bom fim de semana!

belakbrilha said...

A beleza de um nascimento!

Lindas fotos!


bjs

Teresa Durães said...

nunca tinha visto :)))))))))

são lindos!!!

bom fim de semana

Maria said...

victor nogueira

A reportagem ainda não acabou...
Um abraço

Maria said...

nuvem branca tão fofinha

Volta quando puderes... mas volta.

Beijinhos

Maria said...

leticia gabuan

É emocionante, sim...

Beijão grande e boas cantigas logo...

Maria said...

cusco

A natureza a completar mais um ciclo de vida...

Beijo

Maria said...

ka

É simples, é a Ilha da Berlenga... ao pé de Peniche.

Beijo

Maria said...

cap créus

Pois... mas acho que as gaivotas já me conhecem...
Bom fim de semana na ilha

Maria said...

cm

Obrigada pela tua passagem por aqui...

Maria said...

antónio melenas

Espero que melhores logo logo, porque a tua escrita faz falta aqui...

Um beijinho, amigo

Maria said...

samaria

Minha querida
Por mim já teria ido, e tu sabes...
Mas deixa que um dia destes, quando tiverem passado as férias do pessoal, aí me tens...
Uma é fotocópia da outra... quase...
Saudade..................

Beijos aos quatro

Maria said...

a.s.

É isso mesmo, Al.

Bom fim-de-semana e beijo com ternura

Maria said...

belakbrilha

Olá, é verdade, mesmo.
Obrigada
bjs

Maria said...

teresa durães

São lindos, sim...

Bom fim-de-semana
;-)

antónio paiva said...

.................

Maria,

lindo! lindo!!!

grato pela partilha!

grato pelo teu interesse no meu livro!

..............................

Beijo, noite serena e bom fim-de-semana

Maria P. said...

Fabuloso, nunca tinha visto! :)

Obrigada, beijinho*

Bia said...

Mais umas lindas fotos da tua ilha... Nunca tinha visto um ninho com três gaivotos.
és um amor em nos oferecer estes bocadinhos da natureza.
beijinhos
A_TU

bettips said...

Lindo lindo lindo. Três lindos e tu! Como nos ensinas...a voar para aí. Esqueço tudo quando te vejo o pulsar, o olho a olhar!. Obg

vieira calado said...

Como não haveria eu de adorar essas coisa, se também nasci (quase) no mar?
Um abraço

Maria said...

antónio paiva

Obrigada....
Sabes que gosto de poesia....

Bom fim-de-semana
Beijo

Maria said...

maria p.

Obrigada, poeta das janelas...

Beijinho

Maria said...

bia

Amanhã faço uma pausa nas fotos da ilha, que voltarão no dia a seguir....
... e vais ver outras coisas, ouuuuutras

Beijinhos
G.-TE

Maria said...

bettips

Eu também me esqueço quando estou na ilha...
Era bom que lá fosses, vias isto ao vivo...

Beijo

Maria said...

vieira calado

Obrigada por teres passado....
A natureza é bonita, sim...

Um abraço

Paúl dos Patudos said...

Fotos fantásticas e cheias de ternura.
Sabes, hoje decidi abrir um pouco o meu livro de memórias ... e sorri.
bom fim de semana
Ana Paula

Páginas Soltas said...

Olá Maria,

Já aqui estive ontem...
Agora é só para te informar do endereço do meu outro blog... perdi os poemas que tinha colocado...mas consegui o Formato.

Caso queiras visitar-me...aqui deixo o endereço:
http://oblogdaspalavras.blogspot.com/

PS. Assim que conseguir colocar os limks...o tenho constará lá!

Bom fim de semana e

Beijinhos da

Maria

Anonymous said...

...
volto hoje
agora e sempre sem tempo
faltam os "180º" ...
...ainda em desalento

(...)

Maria
agradeço-te esta maravilha que tens postado aqui, fotos e vida fantastica das gaivotas.
Está lindo lindo lindo

Beijinhosssss

greentea said...

A iLHA É UMA TERNURA E FICOU-ME SEMPRE NA MEMORIA...
POR VEZES , EM DIAS SEM NÉVOA CONSIGO VÊ-LA DAQUI...

Anonymous said...

Como é que não te conhecia? A Ilha, é a "minha" ilha ... moro em Peniche...

Estive na ilha a semana passada, fotografei as gaivotas e nãos os ninhos por medo de assustar os ditos...
Deixo o convite para os meus espaços. Por lá muitas fotos da nossa ilha e da Península

Bjs da Mel
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.maresiademel.blogs.sapo.pt

Rui Rebelo said...

que inveja de não ter visto isto ao vivo.

Maria said...

ana patudos

Já passei pelo teu baú... uma delícia...

Bom fim-de-semana
Beijo

Maria said...

maria valadas

Já fui ao teu novo blog.
Mas há ainda muita coisa para eu ler no antigo...

Bom fim-de-semana
Beijinhos

Maria said...

silêncio

É bom teres voltado, fizeste falta.
Talvez um mergulho na Lagoa te ajude na volta dos 180º... quem sabe...

Um beijo solidário

(Ainda vais ter mais fotos da ilha...)

Maria said...

greentea

Está na altura de lá ires...
A ilha está linda.

Beijo

Maria said...

mel de carvalho

Já dei uma passadinha por lá, rápida...
Irei novamente amanhã, com mais tempo.

Então, a ilha é também minha, digo mesmo que a ilha é de quem a sabe amar....

Também estive lá na semana passada. Estavas lá no dia em que o Cabo Avelar não foi, e o Nevada foi lá buscar pessoal?

Beijo

Maria said...

rui rebelo

ainda podes ver... é ir lá este fim de semana, ou para o outro...

Ana M. said...

Cada vez me surpreendes mais.
A ajudar um gaivotinho a nascer?
Está um encanto esta reportagem.
Espero pela continuação.

Beijinho

Maria said...

sininho

Surpreendo-te?
Então isso é bom...

A reportagem segue dentro de momentos....

Beijinhos

Maria Carvalhosa said...

O princípio da vida... fizeste de propósito para lá ir nesta altura e apanhar a fase de nascimento das gaivotas? Experiência inesquecível, sem dúvida.

Beijos.

Maria said...

maria carvalhosa

Todos os anos vou lá nesta altura, e depois em Setembro (embora no ano passado tenha lá estado nos meses todos de verão..).
Gosto sempre de ver os ninhos e os gaivotos, são tão lindos...

Beijos